Inspirada no frescor de uma vida à beira-mar, a decoração mediterrânea é um estilo muito apreciado em todo o mundo – e que começa a ganhar cada vez mais adeptos no Brasil.
Esse estilo de decoração leva para dentro de casa a estética das construções às margens do Mar Mediterrâneo, que vai do sul europeu (passando por Espanha, Itália e Grécia, por exemplo) ao norte da África (Marrocos, Tunísia, Egito, entre outros), uma região efervescente em referências culturais.
Embora seja pontualmente adaptada conforme o país, há convergências no estilo de decoração mediterrânea, sobretudo na utilização de elementos naturais (madeira, vime e pedras), além de texturas e desenhos que impressionam o olhar.
Veja também:
- Quintal pequeno vira “oásis mediterrâneo” após reforma; veja antes e depois
- Apartamento com estilos industrial e clássico: veja como foi feita essa combinação
- MaxHaus: entenda o conceito arquitetônico que transforma os imóveis e o estilo de morar nas grandes cidades
Não por acaso, a paleta de cores remete justamente ao mar, ou seja, são notáveis composições com os diferentes tons de azul e verde, balanceados pelo uso de cores claras ou neutras como branco e terracota.
Para acertar nas escolhas dos materiais, é preciso conhecer bem as referências e adaptá-las com planejamento a diferentes gostos e necessidades. Apresentamos 3 dicas para aplicar o estilo de decoração mediterrânea em banheiros e cozinhas! Confira:
Desenhos étnicos
O estilo mediterrâneo é caracterizado, entre outros atributos, pela presença de desenhos étnicos – geralmente florais ou geométricos – em tapetes, obras de arte e diversas outras aplicações, como é o caso dos revestimentos.
É possível revestir as paredes com acabamentos em gesso ou materiais naturais como madeira e pedras, mas para ir além neste décor, a dica é abusar da criatividade com revestimentos estampados.
Veja também:
- Rústico, retrô e minimalista: 3 estilos de decoração com pisos vinílicos
- Décor Comfy: conheça o estilo pautado no conforto e bem-estar que é tendência em 2022
- Decoração inspirada em diversos estilos garante personalidade para essa residência. Confira!
Há uma infinidade de possibilidades com azulejos, cerâmicas e porcelanatos, que podem ser aplicados não só no piso, mas também ‘subir’ pelas paredes para dar dinamismo a banheiros e cozinhas.
Na cozinha, outra aplicação bacana é usar esses revestimentos no frontão da pia, dando vida a uma pequena porção de parede geralmente reprimida pelo pouco espaço deixado entre a bancada da pia e os armários acima.
Experiências sensoriais
Por ser um estilo consagrado pelo contato mais íntimo com a natureza, é preciso ousar mais ao escolher os acabamentos, sobretudo do banheiro, onda há uma expectativa maior de bem-estar e relaxamento.
A dica é criar experiências sensoriais, em que materiais, texturas, formas e cores que chamam a atenção do olhar, proporcionam um toque agradável aos pés e às mãos. Aromas cativantes ao olfato também são muito bem-vindos.
Misturador de Mesa combinado com uma bacia cheia de textura
Escolha cubas inusitadas, como os modelos esculpidos em pedras ou em formato orgânico, criando um ponto de atenção praticamente inevitável ao entrar no ambiente.
Outra boa saída para dar um toque agradável e relaxante é revestir o piso do box do chuveiro com madeiras envernizadas ou pedras antiderrapantes, elevando a sensação de frescor e leveza do banho.
Design arredondado
Uma parcela significativa do sucesso do estilo mediterrâneo em cozinhas e banheiros está na leveza que esse tipo de décor toma como premissa. E não é uma leveza dita da boca para fora, ela precisa estar materializada nas diferentes formas de um ambiente se expressar.
Uma das melhores maneiras de suavizar um ambiente é apostar no design arredondado das peças que vão compor os espaços, eliminando o modernismo que as formas retilíneas geralmente impõem.
Os metais e acessórios com design arredondado e orgânico se encaixam perfeitamente nesta proposta pelo protagonismo que exercem sobre cozinhas e banheiros, mas é importante ficar de olho no acabamento deles.
A decoração mediterrânea já privilegia a luz natural, ou seja, a luminosidade do sol, portanto, não indicamos a escolha de metais excessivamente brilhantes, assim evita-se uma competição indesejável por atenção.
Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br